Paróquia

A Paróquia de Mondubim foi criada, pelo decreto de n° 115, por Dom Antônio Lustosa, a 27 de junho de 1956, desmembrada da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos de Parangaba. Entre as Capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mondubim e a de Nossa Senhora das Graças, na Vila Manoel Sátiro, foi escolhida a primeira para ser a sede da Paróquia. No tempo era uma Paróquia praticamente rural e limitava com as Paróquias de Maracanaú, Caucaia, Parangaba e Messejana.

O primeiro pároco foi Pe. Jairo Ferreira da Silva que assumiu o ministério a ele confiado no mês de agosto do mesmo ano, por um período de quase de 10 anos, vindo a falecer de acidente automobilístico em 1965. Por dois anos a Paróquia foi confiado aos cuidados dos Padres Salvatorianos e no final de 1967 foi confiada ao pastoreio do Pe. Carlos Pimentel Quixadá, viúvo que sempre trabalhou na Paróquia e foi ordenado presbítero por Dom José Medeiros Delgado.

Depois do Pe. Carlos Quixadá, a paróquia foi confiada a Pe. Francisco Hélio Campos, em 1969. Foi um período muito curto, porque três meses depois o mesmo foi escolhido para ser bispo do Maranhão. Em junho deste mesmo ano foi designado o Pe. Oscar Peixoto como pároco do Mondubim, sendo substituído em 1974 por Pe. Lauro de Souza Gurgel que vinha de Jundiaí, SP. Adoentado seriamente, retornou a São Paulo e foi substituído pelo Pe. Néri Feitosa que permaneceu menos de um ano na função. Em março de 1975, Pe. Vital Elias Filho é empossado como pároco.

Em 1980, chegam os Padres e Irmãos Jesuítas. O primeiro pároco foi Pe. Agostinho Calatayud. Em 33 anos da presença dos Jesuítas, passaram por aqui: PP. Manuel Madruga, José Paulo Hernandez, Donizetti Marinho Pires, Acrízio Vale Sales, Antônio Raimundo Sousa Mota, José Alves Moreira, Hugo Eduardo Furtado, Agostinho Vall, Edilberto Alves de Oliveira, Felipe Carsi, Djailton Peireira, Luiz Gonzaga de Almeida, José Andrés Fayos, José Rivando Moreira, José William de Sousa, Lúcio Flávio, Genion Bezerra da Costa, Ademir Carvalho, Expedito Teles, Cícero Edvam Magalhães, Eliomar Ribeiro, José Láercio de Lima, Agnaldo Pereira de Oliveira Jr, Roberto Barros,  Luiz  Araújo Gomes Pinto Júnior, Raimundo Nonato Resende. Entre os Irmãos destaca-se a presença do Ir. Dr. José Maria Nascimento, o Ir. David Manoel de Araújo, Ir. Paulo José da Silva, Ir. Raimundo N. Oliveira Barros, Ir. Antônio Ribeiro Martins e o Ir. Ubiratan de Oliveira Costa (Bira).

A Paróquia nestes anos tem se destacado por um ser um celeiro vocacional: aqui estiveram presentes os Jesuítas, Maristas, Josefinas, Irmãs do Cenáculo, Dorotéias, Irmãs do Bom Pastor, Mensageiras de Santa Maria, Lourdinas. Também devemos destacar o grande trabalho com a Pastoral da Juventude que aqui foi desenvolvido nestes anos e o trabalho com as Pastorais Sociais e com os Conselhos de Comunidade, bem como a formação de agentes e catequistas.

Destacamos algumas lideranças leigas que fizeram a história desta Paroquia nos últimos anos: Helena Lima, Maria Castelo, Maria de Lourdes Santos, Maria Quevedo, Antonia Tomaz, Derocí, Evandro, Emílio, César, Noelzinda Sátiro, Zequinha, Estrigas, Chagas, Zacarias, Nenís, Nazaré, Arimatéia,  Maria Pompílio, Assis, Pastora, Olavo, Prof. Maurício, Beatriz, Chiquinho, Fátima Barroso, Zulmira, Lourdinha, Edvar, Solano, Regina, Paulinho, Socorro Frota, Ângela Emília.

Atualmente a Paróquia do Mondubim está limitada com a Área Pastoral do Canindezinho, das Paróquias do Bom Jardim, Conjunto José Walter, Maraponga, Vila Manoel Sátiro, Conjunto Industrial e Conjunto Esperança.

Da Paróquia de Mondubim foram desmembradas seis outras Paróquias:

1. Santíssima Trindade, no Conjunto José Walter, a 05/02/1971;
  2. Santa Cecília, no Bom Jardim, a 16/04/1975;
  3. Nossa Senhora das Graças, na Vila Manoel Sátiro, a 07/03/2004;
  4. Menino Jesus, no Conjunto Industrial, a 17/03/2004;
  5. Santo Antonio de Pádua, na Maraponga, a 04/10/2005;
  6. São Francisco Xavier, no Conjunto Esperança, a 01/01/2015.

Párocos que passaram pela Paróquia:

26/08/1956           – Pe. Jairo Ferreira da Silva
15/10/1967           – Pe. João Salmito Neto
05/01/1969           – Pe. Francisco Hélio Campos
29/06/1969           – Pe. Oscar Peixoto
03/03/1974           – Pe. Lauro de Sousa Gurgel
11/04/1974           – Pe. Néri Feitosa (Nomeado como Vigário substituto de Pe. Lauro Gurgel)
14/07/1974           – Pe. Néri Feitosa (Empossado como Pároco)
16/03/1975           – Pe. Vital Elias Filho
27/01/1980           – Pe. Agostinho Calatayud Salom SJ
09/03/1985           – Pe. José Alves Moreira SJ
23/12/1988           – Pe. Edilberto Alves de Oliveira SJ (Empossado como Administrador Paroquial)
10/02/1991           – Pe. Agostinho Vall Fortuny SJ
12/08/1995           – Pe. Luis Gonzaga de Almeida SJ
01/01/1997           – Pe. José Andrés Fayos, SJ
01/08/2004           – Pe. Ademir Ferreira de Carvalho SJ
02/04/2006           – Pe. Eliomar Ribeiro de Souza SJ
02/04/2011           – Pe. Raimundo Nonato Resende, SJ
29/12/2013           – Pe. Daniel Morais de Sousa (Pároco Atual).